Lockheed SR-71 Tipo A, também conhecido por Blackbird, é um avião de
reconhecimento estratégico (daí o "SR": Strategic Reconnaissance) de
longo alcance desenvolvido pela Lockheed a partir dos projetos YF-12 e A-12.
O famoso Clarence "Kelly" Johnson é o nome por detrás de
muitos dos conceitos avançados da aerodinâmica desse avião. Sua fuselagem foi
feita com ligas de titânio para suportar as altas temperaturas em torno de 200
a 300 grauscelsius, causadas pelo atrito com o ar em virtude da alta velocidade
alcançada.
Como sua fuselagem foi feita em placas para poder dilatar-se durante o
vôo, o SR-71 é conhecido por vazar quando está no chão; pelo seu fluido
hidráulico congelar em temperaturas de 30 °C e pelo modo peculiar de ativação
dos motores. Por ser a J-58 uma turbina de grande porte e pesada demais (9
estágios de compressão de fluxo axial) para um sistema pneumático comum, a
ativação era feita por um motor V-8 envenenado ligado por engrenagens
diretamente no eixo da turbina nos primeiros anos (agora a ativação era feita
de outra maneira escrito logo abaixo).
Seu voo em altas temperaturas também não seria possível sem o
combustível especial desenvolvido para ele, o JP-7, tão viscoso e pouco volátil
que era possível apagar facilmente um fósforo aceso num balde de JP-7. O JP-7
não queimava com o motor frio, assim na hora da partida era preciso pré-aquecer
as turbinas com outra "formula de bruxa", o borato de trimetila - que
fazia uma característica chama verde.
O Blackbird foi construído inicialmente com uma nacele, para somente um
piloto, eram os chamados A-12, em sua segunda versão, denominada SR-71 A,
possuía duas naceles, para dois tripulantes em assentos tandem, ficando o
piloto na nacele da frente, enquanto o operador de sistemas ia na nacele de
trás. Havia também a versão B usada para treinamento, que possuía duas naceles,
e acomodava dois pilotos, em que a nacele traseira ficava mais elevada em
relação a dianteira. Para as missões em grandes altitudes e velocidades, ambos
os tripulantes usavam uma roupa pressurizada, que lembra os primeiros trajes
dos astronautas. Para sua construção, foram criadas máquinas ferramentas
(máquinas operatrizes) com o fim específico da construção dos componentes para
este avião. Quando do encerramento de sua produção, as máquinas foram
destruídas, impossibilitando assim que novas peças e/ou unidades do SR-71
fossem feitas novamente e, com o fim da Guerra Fria, não mais era viável seguir
utilizando um avião com hora de voo de custo tão elevado.
Por vários motivos, o SR-71 foi desativado. Entre eles, fatores
políticos, custo operacional e o advento dos satélites. Apenas 3 são mantidos
ativados pela NASA para estudos. Esse avião voava tão alto e tão rápido que,
perseguido por um míssil terra-ar, a manobra de evasão clássica era
simplesmente acelerar. Com base em Beale, na Califórnia, a unidade equipada com
SR-71 estava em diferentes bases, principalmente na Inglaterra e no Japão, para
fazer cobertura aérea em todo o mundo.
À altitude operacional, o SR-71 conseguia fazer a vigilância de uma
superfície de 12.000 km² por hora, o que lhe permitia operar no Vietnam do
Norte, na China, na União Soviética, em Cuba ou na Coreia do Norte sem entrar
no espaço aéreo respectivo. Nenhum dos 33 SR-71 fabricados foi abatido até a
atualidade,no entanto 12 unidades foram perdidas em acidentes. Em um dos seus
últimos vôos fora dos EUA, um SR-71 foi exibido em feira aérea em Paris, e no
retorno aos EUA, bateu novo recorde de velocidade. Devido ao fuso horário, o
avião chegou aos EUA aproximadamente 4 horas antes do horário em que decolou de
Paris.
Jato do X-Men
O X-Jato do desenho X-Men foi feito baseado no SR-71, e seria no
desenho uma modificação do RS-150 Blackbird da SHIELD feita por Forge usando
tecnologia Shi'ar.
Transformers.
No filme Transformers: Revenge of the Fallen,o autobot JETFIRE se
transforma em um SR-71 Blackbird,guardado num museu. uma de suas otimas
categorias e o estado de invisibilidade em radares.
Fontes:
http://info.abril.com.br/noticias/blogs/geek-list/curiosidades/os-5-avioes-mais-rapidos-do-mundo/
http://pt.wikipedia.org/wiki/SR-71_Blackbird
http://clubeceu.com.br/area-tecnica/artigos-da-area-tecnica/137-os-cinco-avioes-mais-rapidos-do-mundo
Um comentário:
Esse avião entrou em serviço em 1966, passaram-se 49 anos de sua produção. Os aviões que usamos não chegam a metade da velocidade dele. Não acha que estão escondendo algo de nós?
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